CURIOSIDADES

O queijo é um alimento derivado do leite (de vaca, cabra, búfala e outros), resultante de um processo de produção cujas fases são a coagulação, a retirada do soro, a moldagem, a prensagem, a salmoura, e a maturação. Conforme a sua técnica de fabricação, é classificado como "fresco" ou "maturado".

Trata-se de um alimento muito complexo e antigo, não se sabe ao certo a época em que se começaram a produzir os primeiros tipos de queijos.

Além de ser um alimento muito conceituado, o queijo é também uma arte milenar. Cada cultura desenvolveu as próprias técnicas de fabricação, consequentemente gerando uma grande variedade de queijos.
O queijo é um alimento altamente proteico, rico em cálcio e muito saudável.

 


--------------------------------------------------

DICAS

COMO HARMONIZAR UMA TÁBUA DE QUEIJOS

Em primeiro lugar escolha os queijos de sua preferência. Não é necessário que se tenha queijos de todas as categorias, mas é importante incluir queijos de diferentes texturas e sabores, suaves e fortes. Diferentes cores e formatos tornam a tábua mais atraente, e também é importante respeitar o tipo ideal de corte para cada variedade de queijo.

A tábua de queijos em geral pode ser servida com uma variedade de pães frescos, nozes, amêndoas, avelãs, azeitonas, frutas frescas como uva , morango, figo, pêra e frutas secas como damasco, uva passa, figo.


--------------------------------------------------

COMO CONSERVAR O QUEIJO


Queijos frescos de alta umidade como o Queijos Minas Frescal, Queijo Piemontês, além de Ricota e Cottage devem ser conservados sempre em geladeira e em recipientes fechados. Nunca devem ficar em temperatura ambiente, pois devido a alta umidade, podem tornar-se impróprios ao consumo se ficarem em temperatura acima de 8° C.

Queijos duros e defumados como Provolone e o Parmesão conservam-se melhor em temperatura ambiente, até 18° C, sem bruscas mudanças de temperatura em local limpo, ao abrigo do excesso de luminosidade e umidade. As partes cortadas devem ser protegidas com filme plástico.



HISTÓRIA PRODUTO

 Provolone Búfalo
Queijo tipo Provolone. Originário da Itália, constitui-se de uma massa rígida filada que trasfere uma consistência perfeita para aperitivos.
Possue formato cilíndrico longo com crosta de colaração massa castanho, fruto do trabalho de defumação e envolto em cordões grossos.
Sabor Pronunciado, textura untosa e firme. Frequentemente saboreado puro, em cubinhos ou em sanduíches. O Provolone fica ainda mais gostoso quando servido com vinho ou cerveja bem gelada. Excelente queijo de mesa e ótimo para ser ralado.

 Minas Frescal Montesanina
Diferente tipo de queijo minas, possui formato cilíndrico envolto em embalagem plástica.
De sabor suave, textura cremosa e quebradiça e coloração branca, muito indicado para dietas alimentares por sua maior digestibilidade.

 Parmesão Montesanina
Originário de Parma (na Itália). Produzido desde o século XIII.
De formato cilíndrico, crosta grossa,seca e amarelada em função do tratamento com óleos vegetais. De sabor forte, picante, textura quebradiça, massa fechada e aroma típico de longa e criteriosa maturação.
Tipicamente usado como queijo ralado.


Site Hospedado na DiamanteHost
  ·  QUEIJOSBUFALO.COM.BR  ·  Copyright ©  2006  · Todos direitos reservados  ·